11o  Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre

8 a 12 de maio de 2018

Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio 2018

10, 11 e 12 de maio de 2018 - Centro Cultural Erico Verissimo

A Plataforma Internacional de Leituras de Portfólios do FestFoto 2018 foi desenhada e organizada para proporcionar aos fotógrafos inscritos a possibilidade de intercâmbio e maior visibilidade para seus trabalhos. Neste sentido, curadores e experts em fotografia e arte contemporânea de cinco países vão fazer parte das leituras e serão concedidos os seguintes prêmios:

Uma bolsa-prêmio para as leituras de portfólio no FotoFest/Houston nos Estados Unidos. O prêmio cobre os custos das leituras de portfólio e estadia em Houston. A passagem aérea é de responsabilidade do fotógrafo selecionado.

Uma bolsa-prêmio para as leituras de portfólio nos Encuentros Abiertos de Buenos Aires. O prêmio cobre os custos das leituras de portfólio. A passagem aérea e a estadia é de responsabilidade do fotógrafo selecionado.

Prêmio de Aquisição Museu da Fotografia de Fortaleza - A partir das Leituras de Portfólio do FestFoto 2018, o Prêmio de Aquisição no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) será concedido a um fotógrafo selecionado para receber o prêmio e ter um grupo de fotos adquiridas para fazerem parte do acervo do Museu.

 

Inscrições e regulamento

As Leituras de Portfólio do FestFoto 2018 acontecem de 10 a 12 de maio de 2018, com sessões das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00

Cada leitura tem a duração de vinte minutos e esse tempo será observado com rigor para não prejudicar o fluxo de leituras. Muitos leitores farão as análises em inglês e/ou espanhol. O FestFoto não vai fornecer tradutor para as leituras. As inscrições vão de 5 de Março a 10 de maio de 2018.

Os fotógrafos interessados devem adquirir com antecedência o Passaporte para as leituras. Cada Passaporte, no valor de R$ 540,00 garante um mínimo de 8 leituras e um máximo de 10 e serão definidas por ordem de inscrição.

As Pré-inscrições serão feitas através do site do FestFoto 2018 e poderão ser pagas em até 3 x pelo cartão de crédito ou à vista com depósito bancário. Somente após  a confirmação do pagamento é que a inscrição se efetiva com os leitores escolhidos pelo interessado. Os interessados que decidirem pagar por depósito  bancário devem observar que a inscrição só se efetiva após a confirmação do depósito. Em hipótese alguma o Passaporte poderá ser repassado a terceiros e caso a coordenação constante esta ação, as leituras do inscrito serão canceladas sem devolução dos recursos.

INSCRIÇÃO E MÉTODO DE PAGAMENTO - Para fazer sua inscrição, escolha na lista abaixo os nomes com quem deseja fazer as  Leituras de Portfólio, preencha o formulário com seus dados, selecione uma forma de pagamento e clique no botão Enviar. Se for realizar o pagamento via depósito bancário aguarde o e-mail de confirmação da Pré-inscrição com os dados bancários para o depósito. Se for pagar com cartão de crédito clique em Pagar agora no sistema Paypal. O pagamento no cartão pode ser parcelado em até 6 vezes.

NOMES DE NOVOS LEITORES PODERÃO SER INSERIDOS NA LISTA FINAL.

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COMUNICADO

 

Os co-fundadores e diretores do FotoFest de Houston, Wendy Watriss e Fred Baldwin comunicaram à coordenação do FestFoto que motivos particulares incontornáveis são obrigados a cancelarem suas vindas à Porto Alegre e consequente participação nas leituras de portfólio. No entanto reafirmam a parceria com o FestFoto e comunicam que mantêm a Bolsa para Houston e delegam à coordenação do FestFoto (Carlos Carvalho e Sinara Sandri) uma seleção preliminar de trabalhos que tenham potencial para serem analisados pelos dois curadores e mais o diretor-executivo do FotoFest Steven Evans com vistas à  Bolsa para as leituras de portfólio de Houston em 2010. Lamentamos o ocorrido mas assumimos o compromisso de manter a qualidade das leituras da nossa Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio assim como a responsabilidade para que a relação entre Porto Alegre e Houston permaneça. Wendy Watriss e Fred Baldwin já confirmaram presença em 2019 . Aos já inscritos, garantimos que todos os que selecionaram Wendy e Fred serão analisados pelos coordenadores do FestFoto. Aos que desejarem fazer a inscrição de última hora  estejam cientes de que os portfólio serão analisados inicialmente pela coordenação do FestFoto para um possível análise final pelos curadores de Houston. Desejamos a todos um  ótimo festival e uma ótima leitura de portfólio.

SOBRE OS LEITORES

Duan Yuting (China) - Fundadora e diretora do Lianzhou Foto Festival, co-fundadora e co-diretora do Museu de Fotografia de Lianzhou. Dedica-se à curadoria, divulgação e promoção da fotografia contemporânea da China e gestão de projetos artísticos. Indicada ao Prêmio Hasselblad em Fotografia e Prix Pictet, e autora de Dez Anos de Fotografia Contemporânea na China 2005-2014.

 

Em 2005,  como curadora e diretora artística da Lianzhou Foto Festival foi escolhido coma Top Ten Character da China Photography of the Year 2005; Juiz do FOTOBILD, Berlim, Alemanha em 2006; curadora convidada para o trabalho chinês em PHOTOQUAL, Bienal da Foto de Paris em 2007; membro do painel de revisão do Rhubarb-Rhubarb, Birmingham, Reino Unido 2007; membro do painel de avaliação da FOTOBILD, Berlim, Alemanha 2007; membro do júri da 1ª Bienal da Photo de Salónica 2008, Grécia; júri da FOTOBILD em Berlim 2009. jurada do China Photography Awards 20010; jurada para Southern Pocket Film Festival 2009 e 2010. Observadora para 50JPG, Genebra 2010; jurada do Photography Talent Award, França, 2010. Nominadora do prêmio de fotografia Prix Pictet 2011; Curadora em 2012 Bienal da Foto de Moscou; Nomeação para o Prêmio Hasselblad 2012; Avaliadora do European New Photography Forum 2014; Avaliadora da Bienal de Fotografia de Houston 2014; Revisor para o Festival da Luz Argentina 2014; Crítica para Young Art Taipei 2015, Taiwan; Avaliador da Bienal de Fotografia de Houston 2016; Curador da Kyotographie 2016; Curador da Photo Biennale Exposição "Cidades e Memória" da Dinamarca, 2016. Júri do LensCulture Exposure Awards, 2017; Avaliador da Kyotographie 2017; Nominador da Exposição Bienal de Descoberta Internacionais da Fotografia de Houston 2017.

Gilma Suárez (Colômbia)


Fundadora e diretora do FOTOMUSEO em 2000 - Museu Nacional de Fotografia da Colômbia. 2001.- Criadora e diretora do FOTOMARATÓN, o concurso de fotografia mais importante e com os maiores prêmios na Colômbia.

2005.- Criadora, curadora e diretora geral da BIENAL FOTOGRÁFICA - Encontro Internacional de Fotografia que este ano comemora 15 anos de atividades. Nesta bienal, já se apresentaram artistas de cinco continentes, curadores e historiadores, de cinco continentes, fotógrafos e especialistas em fotografia colombiana.

2013.- criadora da VIDEOTECA, o álbum dos fotógrafos, documentários sobre os mestres da fotografia colombiana.

2013.- Nomeada pela revista Semana e Royal Salute para o prêmio TRIBUTO - para as pessoas que são exemplos de desenvolvimento e exemplos sociais para as novas gerações.

Prêmio Manuel Murillo Toro por sua contribuição no Progress of Communications.

 

Ela tem mais de 36 anos de experiência como fotógrafa. Ele passou 15 anos em Paris colaborando com diferentes meios de comunicação colombianos e europeus. Suas fotografias foram exibidas em diferentes países e publicadas internacionalmente em revistas especializadas em fotografia.

Curadora da exposição: Tóquio-Japão; Almería, Espanha; Cidade do México.- México; e desde 2000, de todas as amostras do FOTOMUSEO.

Júri de competições e avaliador de portfólio: PhotoEspaña, Madrid-Espanha; Photofest, Houston-Estados Unidos; Photoseptiembre, Cidade do México - México; Festival de Pinyao, Pinyao-China; Festival da Luz, Buenos Aires-Argentina, Le Mois de la Photo em Montreal, Canadá e em várias cidades da Colômbia.

 

 

Marcia Mello (RJ) é bacharel em Letras pela UFRJ, pesquisadora, curadora e conservadora de fotografia. Em 2006, inaugura a Galeria Tempo com Carolina Dias Leite e Georgiana Basto, em atividade até 2014. Em 2015 foi diretora-curadora da Marsiaj Tempo Galeria (RJ). Nesse periodo, além de organizar inúmeras exposições, participou como expositora das feiras SP/ARTE e ART/RIO. Entre suas atividades mais recententes, destaca-se a co-curadora das exposições “Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio (1940-1960)”, “Rossini Perez, entre o morro da Saúde e a África” e “Ângulos da Notícia, 90 anos de fotojornalismo em O Globo” no Museu de Arte do Rio todas em 2015. No Centro Cultural da Justiça Federal, curou a mostra “Tempos de Chumbo, Tempo de Bossa - os anos 60 pelas lentes de Evandro Teixeira” (2014) e na Galeria do Espaço SESC,  “Deveria ser cego o homem invisível?”, fotografias de Renan Cepeda (2015).

Como pesquisadora, participou das exposições e livros: “Alair Gomes - A new Sentimental Journey”, Cosac Naify, 2009,  e “Caixa Preta – fotografias de Celso Brandão”, Estúdio Madalena, 2016, ambas com curadoria de Miguel Rio Branco e exibidas na Maison Europeenne de la Photographie em Paris. Em 2015, participou do livro “Milan Alram”, edições de Janeiro e Bazar do Tempo, de Joaquim Marçal.

Autora dos livros “Só Existe um Rio”, Andrea  Jakobsson Estúdio (2008) e “Refúgio do Olhar, a fotografia de Kurt Klagsbrunn no Brasil dos anos 1940”, Casa da Palavra (2013) ambos em parceria com Mauricio Lissovsky.

Participou da implantação do Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde foi curadora entre 1988 e 1997. Prestou serviços para instituições públicas e privadas como o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE e o Arquivo Nacional. Desenvolve projetos de pesquisa e curadoria. Em seu escritório TEMPO, dedicado exclusivamente à fotografia, representa o trabalho de fotógrafos modernos e contemporâneos.

Sinara Sandri (RS) - Jornalista, especialista em História (UFF), mestre em História (UFRGS), doutoranda em Comunicação e Informação (UFRGS). Co-Fundadora e coordenadora do FestFoto, coordenou a equipe da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio do FestFoto de 2015 a 2017.

Coordenou a equipe que elaborou o projeto do Centro Cultural Palacinho - Fototeca do Rio Grande do Sul.

Tem pesquisa pesquisa relacionada a fotografia e reforma urbana, com estudo de caso sobre a obra do fotógrafo italiano Virgílio Calegari.

É colaboradora da OF Magazine, revista online do FestFoto.

Interessada em temas como paisagens urbanas, meio-ambiente e fotojornalismo. NÃO HÁ MAIS VAGAS

 

Alejandro Almaraz (Buenos Aires, Argentina)  Estudou filosofia na Universidade de Buenos Aires (UBA). Formado em direção de fotografia pelo Centro de Formação Profissional do S.I.C.A. (Sindicato da Indústria Cinematográfica da Argentina). Desde 2009, integra o staff permanente da agência internacional CORBIS Corp. e Getty Images, agência Zefa GmBh (Alemanha). É diretor da Escuela Argentina de Fotografia EAF. Coordenador de exposições dos Encuentros Abiertos – Festival de la luz. Recebeu prêmios e bolsas nacionais e internacionais. Realizou exposições na Argentina e no exterior.

 

Daniel Sosa (Uruguai) – Fotógrafo, diretor do MUFF – Festival de Fotografia de Montevideo. Participou da criação e dirige o Centro de Fotografia de Montevideo (CDF) desde 2002. Entre 1997 e 2002, trabalhou como editor de televisão e foi responsável pelo Arquivo Fotográfico de Montevideo. Na formação como fotógrafo participou de cursos e oficinas no Foto Club Uruguayo. Foi professor de fotografia da Tris Escuela de Fotografia.

 

Wendy Watriss (FotoFest/Houston)

Wendy Watriss é fotógrafa, curadora, jornalista e escritora. Criou junto Fred Baldwin, o FotoFest, um dos principais festivais de fotografia do mundo que reúne eventos artísticos e educacionais desde1986, em Houston, no Texas. Wendy começou sua carreira profissional como repórter e escritora em jornais e revistas norte-americanos e mais tarde tornou-se produtora de documentários para a televisão pública nacional em Nova York. Entre 1970 e 1992, trabalhou como fotógrafa. Cobriu grandes acontecimentos europeus como a Primavera de Praga, as convulsões políticas na Nicarágua e em El Salvador, os efeitos da seca na África e fez um ensaio sobre os veteranos da Guerra do Vietnã, afetados pelo uso do agente laranja, trabalho que foi incorporada a coleção do World Press Photo de 1982. É editora e produtora de publicações especializadas e participou de inúmeros prêmios internacionais.

Fred Baldwin (FotoFest/Houston)

Co-fundador e CEO do FotoFest / Houston. Fred Baldwin é co-fundador da FotoFest, um dos principais festivais de fotografia do mundo que reúne eventos artísticos e educacionais criado em 1986. Fotojornalista freelance internacional, fotógrafo documental e conferencista, Fred Baldwin está interessado em examinar todos os tipos de fotografia, de documentário para conceitual. Não está interessado em trabalhos comerciais, retratos e fotografia de casamento. Fred Baldwin enfatiza que pode oferecer aos fotógrafos os benefícios da experiência de seus 26 anos de busca por trabalhos para serem exibidos em Houston com visibilidade internacional durante o FotoFest.

Iatã Cannabrava (Brasil) – Iniciou a carreira de produtor cultural em 1989, presidindo a União dos Fotógrafos do Estado de São Paulo. Em 2002 dá início ao Estúdio Madalena, empresa voltada à produção cultural em Fotografia. Foi criador de projetos como Foto São Paulo (2001) e Povos de São Paulo – Uma Centena de Olhares sobre a Cidade Antropofágica (2004). Coordena o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, promovido pelo Itaú Cultural, e esteve à frente do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco de 2006 a 20016. Vem pesquisando a fotografia moderna brasileira desde 2006, sendo curador da mostra Moderna Para Sempre. Como fotógrafo, tem uma obra voltada à transformação das cidades através de sua arquitetura e seus habitantes. Participou de mais de 40 exposições e tem dois livros publicados. Além disso, é fundador do Madalena Centro de Estudos da Imagem, fruto de um projeto de longa data que visa fomentar a educação visual. Recentemente, ao lado de Claudi Carreras e Claudia Jaguaribe, criou a Editora Madalena, dedicada exclusivamente à publicação de fotolivros. Criador e co-coordenador  do Valongo - Encontro Internacional da Imagem, em Santos/SP. NÃO HÁ MAIS VAGAS

 

Joaquim Paiva (RJ/Brasil) – Colecionador de fotografia e fotógrafo. A coleção, iniciada em 1978, é composta por obras de fotógrafos brasileiros (2.300 imagens por 220 profissionais) e estrangeiros (460 fotografias de 140 fotógrafos) com ampla variedade de temas e técnicas, tendo sido exibida no Brasil e no exterior: Buenos Aires (1997), Houston Fotofest (1998), Lima (1999), Fondation Cartier (2001), Bienal Internacional de São Paulo (2002), Nice (2005) e no Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro (2006, 2008 e 2011).

Uma parte significativa da coleção foi doada ao MAM/Rio de Janeiro. Joaquim Paiva participa das Leituras de Portfólio de do FestFoto desde 2010, do FotoFest/Houston, Encuentros Abiertos (Buenos Aires), FotoRio e PhotoEspaña (Madrid). Participa do júri do concurso internacional Critical Mass de fotografia on-line organizada pela PhotoLucida (EUA), desde 2005. Realizou exposições do seu próprio trabalho em Brasília (2010) e parte deste trabalho foi exibido no IVAM/Valencia, Espanha, em 2011. Está interessado em ver portfolios com trabalhos experimentais e criativos, onde o fotógrafo mostre o compromisso com a qualidade, questões contemporâneas e seja inovador. Tem interesse na aquisição de trabalhos para sua coleção.

Eugênio Sávio – Professor de fotografia na PUC Minas. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha como fotógrafo na área editorial há 25 anos. Como produtor cultural, atuou em 12 estados brasileiros com o projeto Foto em Pauta, lançado em 2004. É produtor e curador geral do Festival de Fotografia de Tiradentes, realizado desde 2011. Eugênio Sávio é da diretoria executiva da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Criada em 2010, a Rede reúne mais de 150 iniciativas culturais ligadas à fotografia em 20 estados brasileiros. É também membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, criado em 2016 e que é um movimento voluntário, colaborativo e apartidário, composto por gestores, associações, instituições e empresas do setor cultural, reunidos com o objetivo de refletir, articular e propor ações e políticas públicas no campo das artes e da cultura no Brasil.

Bernardo José de Souza é curador, professor e crítico de arte. Atualmente, ocupa o posto de Diretor Artístico da Fundação Iberê Camargo. Foi Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre entre os anos de 2005 e 2013 e integrou a equipe de curadoria da 9 Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013). Desde então, vem desenvolvendo projetos curatoriais para diversos espaços e instituições, dentre as quais vale destacar a exposição To See What Is Coming, no Largo das Artes (Rio de Janeiro, 2014); o 19 Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (São Paulo, 2015); a exposição A Mão Negativa, no Parque Lage (Rio de Janeiro, 2015); exposição Através do Espelho, projeto especial  da ArtRio (Rio de Janeiro, 2015); a exposição Tudo o que É Sólido Desmancha no Ar, na Galeria Jaqueline Martins (São Paulo, 2015); o programa Crossings and Passages, na Goodman Gallery, (Cidade do Cabo, 2016); a exposição Vivemos na Melhor Cidade, no Átomos (Rio de Janeiro, 2016); e o programa Arte e Ativismo na América Latina - Prince Claus Fund/Dutch Ministry of Foreign Affairs, na Despina (Rio de Janeiro, 2016 e 2017).

 

Graduado em Comunicação Social na PUCRS e Especialista em Fotografia e Moda na University of the Arts London, entre 2006 e 2013 foi professor de cursos de graduação e pós-graduação nas universidade PUCRS, ESPMRS, UNISINOS e FEEVALE. Atualmente, integra o corpo docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, ministra cursos de curadoria na Despina, no Rio de Janeiro, e colabora com periódicos sobre arte e cultura visual, dentre os quais as revistas Select, Arte Brasileiros, Terremoto, Vogue, Urbe, entre outras publicações. Foi membro dos conselhos curadores do MACRS, da Fundação Vera Chaves Barcellos e da FUNDACINE e atualmente integra o Conselho Consultor da Associação Cultural Despina, no Rio de Janeiro. NÃO HÁ MAIS VAGAS

 

 

Carlos Carvalho (RS)

Co-Fundador e cordenador geral do FestFoto

Sócio-diretor da Brasil Imagem – Produção Cultural em Fotografia.

Editor do site OF Magazine, voltado para divulgação da fotografia brasileira contemporânea no ambiente de festivais internacionais e blogs e site voltados para a fotografia; membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.

 

Editor e produtor dos seguintes livros de fotografia:

“A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo”- Obra do fotógrafo gaúcho - Porto Alegre/2011 e “VI VER” , uma antologia da obra da fotógrafa paulista Nair Benedicto – Porto Alegre/2012

Carioca radicado em Porto Alegre e trabalhou como free-lancer para as principais revistas e jornais brasileiros entre eles: O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, revistas IstoÉ, Veja, Senhor e Marie Claire (ensaio sobre seringueiros do Acre) e publicações estrangeiras como Time e Newsweek (USA), jornais The Baltimore Sun (USA), The Christian Science Monitor (USA), Washington Post (USA), Volkswagen Environmental Report 2001/2002 (Alemanha), NACLA/Report on the Americas (USA) e Onze Wereld / Forum Social Mundial/Porto Alegre/Jan 2003.

Prêmios:

Leica-Agfa Fotografe 2005 - Categoria P/B

 

Vladimir Herzog de Direitos Humanos para o Jornal do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra/MST, coletivo dos jornalistas que colaboraram durante mais 10 anos com o jornal/1989.

Está interessado em todas as linguagens fotógraficas, exceto moda, fotografia comercial e nús.

 

Silas de Paula - Fotógrafo capixaba, nasceu em 1950 e reside no Ceará desde 1973. Doutor pela Universidade de Loughbourough, Inglaterra, foi professor do Curso de Comunicação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC, atuando na linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual. Autor do projeto “Imagens Não Reveladas” para jovens artistas visuais do Ceará. Participou da organização e da curadoria de todas as mostras do DiVerCidade e dos Encontros de Agosto,em Fortaleza; fez parte da comissão julgadora do Prêmio Conrado Wessel, em São Paulo; da seleção de projetos para Editais de Cinema e audiovisual Secretaria de Cultura da Bahia, do Ceará, entre outras. Tem dois livros, fez várias exposições, ganhou alguns prêmios, entre eles o Prêmio Marc Ferrez e o Prêmio Leica/Consigo. Tem diversos textos publicados em revistas científicas e jornais.

 

 

Financiamento

Apoios Internacionais

Patrocínio

Apoio

Produção

Apoio Editorial

Realização