No sábado (01/06), ocorreu na Ong Coletivo Morro da Cruz o primeiro evento do FestFoto Descentralizado 2024. O Click da Kombi, projeto criado e executado pelo fotojornalista Jorge Aguiar, chegou na comunidade para compartilhar o pinhole, uma técnica que capta imagens a partir de câmeras fotográficas feitas de latas. Foram duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, ambas formadas por 14 crianças do bairro que frequentam a organização.
O termo “pinhole” vem do inglês pin-hole, que significa “buraco de alfinete”. A atividade consiste em adaptar uma lata com uma pequena abertura frontal (que serve como o diafragma das máquinas fotográficas) para servir como câmera que deve ser aberta por alguns segundos e o tempo pode variar de acordo com o dia (mais ensolarado, nublado, etc.).
A lata é carregada com um papel fotossensível (papel fotográfico) que quando é exposto à luz que entra pelo furinho da lata consegue gravar a imagem. O furinho fica aberto por apenas 10 a 15 segundos e o controle deste tempo e da luz do ambiente é que garantem a qualidade da imagem.
As imagens capturadas são reveladas em um quarto escuro e com líquidos apropriados (revelador, interruptor e fixador) e depois lavadas. Todas as crianças tiveram suas imagens reveladas. Neste processo, as imagens que aparecem no papel estão em negativo. O FestFoto Descentralizado então escaneia as fotos e manda imprimir em uma loja de fotografia expressa para que as criança tenham a cópia de suas fotos juntamente com o certificado de participação da oficina.
O objetivo da oficina é proporcionar um momento lúdico em que as crianças possam aprimorar seu olhar sobre as coisas que as rodeiam diariamente. Além disso, a experiência com as técnicas da fotografia analógica são uma oportunidade para despertar o interesse por processos químicos e ópticos.
“Foi muito legal ver a curiosidade das crianças. Hoje, tudo é imediato, as fotografias são feitas sem pensar, pelo celular. Esse é um projeto que constrói o pensamento e a observação do mundo”, comenta Jorge.
A oficina será novamente realizada, no Centro de Educação Ambiental (CEA) da Bom Jesus, no Galpão de Reciclagem, no dia 13 de junho. O FestFoto leva a sua descentralização, em parceria com o Click da Kombi, para mais um dia de muita fotografia e criatividade com o pinhole.